terça-feira, 29 de março de 2016
Brincar de LEGO pode ajudar crianças com necessidades especiais
Muitos estudos educacionais e na área da saúde realizados na Inglaterra e Estados Unidos descobriram que brincar com o LEGO pode auxiliar no desenvolvimento e reforçar habilidades sociais e do brincar como:
– Comunicação verbal e não-verbal
– Atenção conjunta
– Foco na tarefa
– Compartilhar e Transformar
– Resolução de problemas de forma colaborativa
COMO FUNCIONA A TERAPIA COM LEGO:
Construir com as peças do Lego é uma experiência multi sensorial e pode ser adaptada para qualquer necessidade, tais como: deficientes visuais, deficientes auditivos, pessoas com dificuldade nos movimentos, autismo ou déficit de atenção. Entretanto, o formato para a maioria dos programas de Lego terapia são os mesmos:
1- Definir as regras do jogo:
Os participantes devem criar regras simples, que serão colocadas em lembretes. Então, o grupo faz a escolha de um projeto que não seja muito difícil nem muito fácil.
2- Atribuindo funções:
Cada participante é responsável por uma função, e estas são trocadas durante a atividade.
Engenheiro: Supervisiona o design e garante que o projeto será seguido.
Construtor: encaixam as peças para construir o projeto.
Fornecedor: faz o controle do tipo e cor das peças que serão necessárias e entrega para o construtor.
Diretor: Certifica que o time está trabalhando em conjunto e que existe comunicação entre as pessoas.
3- Os princípios da terapia do brincar:
A terapia com LEGO traz grandes benefícios quando incorporados ao brincar:
– Criando um tempo e espaço dedicado à atividade;
– Utilizando a comunicação não-verbal sempre que possível;
– Usando uma linguagem declarativa ao invés de ordens e questionamentos;
– Unindo e desafiando em cada etapa da atividade;
– Encorajando a colaboração e iniciativa;
Se isto tudo parecer muito ambicioso, comece apenas com um ou dois elementos da terapia do brincar e gradualmente expanda o repertório. O legal do Lego é que você pode iniciar do zero em qualquer momento. Você pode seguir as instruções de um livro, improvisar todo o projeto ou fazer um pouco de cada. Em casa , nós geralmente começamos construindo exatamente um projeto como é mostrado no livro, depois modificamos este projeto e então misturamos com outras ideias – deixando a inspiração nos levar.
4- O papel do adulto
Os sentimentos podem ser fortes durante o projeto de Lego. Em geral existem participantes que insistem em fazer as coisas da forma correta, enquanto outros adoram tentar coisas de muitas formas diferentes. O adulto irá incentivar interações positivas, sugerir compromissos, fornecer ajuda quando necessário e manter o grupo envolvido na atividade.
5- Outras idéias
A LEGO oferece aplicativos gratuitos que possibilitam a construção virtual:
– BRICKS & MORE: Aplicativo para tablets e celulares, indicado para crianças a partir dos 4 anos.
– LEGO DIGITAL DESIGNER: Aplicativo para computadores, indicado para crianças a partir dos 5 anos, os usuários podem compartilhar suas criações no site da Lego. É uma boa introdução ao design no computador.
– MASTER BUILDER ACADEMY (MBA): é um programa online de treinamento para construtores avançados.
A terapia com LEGO iniciou porque terapeutas perceberam que crianças e adultos naturalmente se dirigem ao Lego quando estão em uma sala cheia de brinquedos. É uma forma divertida de explorar necessidades específicas e novas habilidades.
Fonte: www.terapiamovimente.com.br
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